Portal OdontoNutrição

Saúde bucal, bem-estar e vida saudável

Escovar os dentes emagrece?!

Deixe um comentário

Escovar os Dentes Emagrece?!

Ter o corpo escultural e perfeito continua sendo um alvo arduamente perseguido pelos brasileiros. No país das belas paisagens tropicais e do desinibido carnaval, a busca pelo padrão estético vigente faz com que as mais diversas modas e dietas sejam adotadas na promessa de perder medidas.

Uma dessas dicas para emagrecer, muito difundida entre sites femininos, é o de escovar os dentes imediatamente após as refeições na intenção de inibir o apetite. Segundo os adeptos, o gosto da pasta de dentes e o próprio ato da escovação mandariam uma mensagem ao cérebro, conferindo sensação de saciedade. Eu, Dr. Victor, juntamente com a nutricionista de nosso portal, Dra. Maria, escrevemos juntos este artigo para desmistificar o assunto: Escovar os dentes ajuda mesmo a emagrecer?!

Escovar os dentes imediatamente após a refeição? CUIDADO!

Talvez você fique surpreso com esta informação, mas escovar os dentes imediatamente após terminar a refeição pode não ser tão bom para sua saúde bucal. Logo que nos alimentamos, o pH da boca diminui, deixando o meio bucal muito ácido (principalmente após ingerirmos alimentos ácidos como açúcares, refrigerantes, café e outros). Esta acidez tem o potencial de atacar os tecidos dentais, corroendo o esmalte até chegar à camada interior do dente, chamada dentina. Quando escovamos os dentes nesta situação de acidez elevada, podemos aumentar o contato dos ácidos com o tecido dental, além de potencializar essa perda de tecido com o efeito abrasivo do creme dental. Estudos indicam que há menor perda de estrutura dental quando realizamos a escovação 20 a 30 minutos após a ingestão dos alimentos.

Então… o artifício da escovação para emagrecer é válido ou não?

Depende! Como acabamos de ver, escovar os dentes imediatamente após a refeição para inibir o apetite pode trazer mais riscos do que benefícios, portanto o artifício deve ser usado de outra maneira. Dra. Maria sugere que, se for mesmo lançar mão desta prática, escove-se os dentes antes das refeições, para que o sabor da pasta diminua a vontade de comer em excesso. Entretanto, ela relembra que medidas isoladas não terão resultados satisfatórios quando o objetivo é secar as gorduras indesejadas. O ideal continua sendo conciliar uma mudança de hábitos irregulares na alimentação com a prática de exercícios físicos.

O uso dos artifícios de emagrecimento como a escovação dos dentes antes ou após as refeições na tentativa de inibir o apetite pode até ajudar no processo de perda de peso, mas não é 100% garantido e nem funciona para todos. O que funciona mesmo, é o correto acompanhamento nutricional e mudança nos maus hábitos alimentares. Procure ajuda profissional qualificada e invista na sua saúde de forma eficaz!

Leia mais em: Itodas | Saúde é Vital | Últimas Notícias

Escrito em parceria pelos dois profissionais: Dr. Victor Schuina (cirurgião-dentista) e Dra. Maria Freitas (nutricionista clínica).

Leia também este outro artigo que escrevemos juntos: Ser obeso também faz mal para os dentes

Advertisements

Autor: Dr. Victor

Formado em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dr. Victor é cirurgião-dentista e atua nas áreas de clínica geral e ortodontia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s