Portal OdontoNutrição

Saúde bucal, bem-estar e vida saudável

Controlando a TPM com a Alimentação

Deixe um comentário

Controlando a TPM com a Alimentação

Nos períodos pré-menstrual e menstrual, mudanças fisiológicas, comportamentais e emocionais são visíveis na mulher, decorrentes da grande variação das taxas hormonais femininas. Convenhamos que esse é um período chatíssimo… Mas SEMPRE podemos fazer com que tudo fique mais fácil através da alimentação! Dentre os vários sintomas que surgem no período da TPM, há alguns que podem ser reparados com uma alimentação controlada.

Aqui vão algumas dicas que auxiliam na melhora do humor, dores de cabeça, dores nos seios, inchaço e compulsão alimentar, muito comuns neste período do mês:

Para EVITAR durante a TPM e período menstrual:

  • Sal e alimentos industrializados

O sódio, componente químico presente no sal de adição e nos alimentos industrializados, é responsável pela retenção de líquidos no organismo, o que nos leva à sensação de ganho de peso e inchaço. Essa substância em excesso também provoca aumento na produção de um hormônio responsável pelas dores e inchaço das mamas. Evite comer alimentos embutidos como presunto, mortadela, salsicha e salame, pois possuem muitos aditivos químicos que contribuem com o aumento da inflamação, da irritabilidade, tensão, enxaqueca, urticárias (coceiras), e alergias.

  • Açúcar refinado e farinhas brancas

Pães, massas brancas e doces são fontes de carboidratos simples. Quando consumidos em grande quantidade, são transformados em açúcar no sangue e estimulam a insulina, que transporta rapidamente esse açúcar para as células; Esse rápido transporte pode provocar uma queda brusca nos níveis sanguíneos de açúcar – quadro conhecido como hipoglicemia. Com menos glicose circulando, há menos açúcar disponível para o cérebro, o qual sinaliza para o corpo a sua falta, com surgimento dos sintomas comuns na TPM: fadiga, dores de cabeça, tremores, tonturas, oscilação no humor, ansiedade, depressão e a compulsão por doces. Para aliviar esses sintomas, devemos ter uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, magnésio e cromo. Alimentos como frutas (abacate, banana e uva), hortaliças (beterraba, quiabo, batata, espinafre e couve), grãos e derivados (granola, aveia, farelo de milho e gérmen de trigo) e outros alimentos como leite, soja, peixes e grão de bico, são ricos em nutrientes que controlam o quadro de TPM.

  • Bebidas alcoólicas

O álcool diminui a disponibilidade de vitamina B6 para o organismo, a qual auxilia na melhora das dores de cabeça e irritabilidade. O consumo de bebida alcoólica também contribui para o quadro de hipoglicemia, tendo o organismo mais necessidade de açúcar para compensar a queda dos níveis de glicose para o sangue e o cérebro.

Alimentos que ajudam a ter um período menstrual mais tranquilo:

Salmão, frutas e verduras, azeite de oliva, hortelã, alho, gengibre, salsinha, chá de amora, damasco, erva doce, maçã, canela, e muita água!

Ponha estas dicas em prática e tenha uma vida de mais qualidade! Não se esqueça de fazer o seu correto acompanhamento nutricional!

Leia mais sobre o assunto em: Patrícia Davidson | ABC da Saúde | Tua Saúde

Anúncios

Autor: Dra. Maria Freitas

Formada em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dra. Maria do Carmo é nutricionista especializada em nutrição clínica pela UFF.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s