Portal OdontoNutrição

Saúde bucal, bem-estar e vida saudável

Ortodontia Pré-Protética – A importância de usar aparelho antes de fazer próteses ou implantes

2 comentários

Ortodontia Pré-Protética - A importância de usar aparelho antes de fazer próteses ou implantes

O número de adultos que procura o tratamento ortodôntico nos dias de hoje cresce cada vez mais. Até o fim dos anos 70, mais de 90% dos pacientes que usavam aparelho eram crianças ou adolescentes; com o aumento da expectativa de vida e da exigência estética dessa faixa etária, e também com as melhores condições de poder aquisitivo do brasileiro, nos dias atuais quase 50% dos pacientes ortodônticos são adultos, segundo dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

É comum que pacientes mais velhos já tenham sofrido algumas perdas dentárias durante a vida, ou apresentem próteses e restaurações extensas na boca. Diante dessa situação, o profissional que irá reabilitar o sorriso deste paciente precisa, na maioria das vezes, recorrer ao ortodontista antes da instalação de novas próteses ou implantes. Isso acontece por dois motivos básicos:

1) Quando extraímos um dente, os vizinhos se “movimentam”!

Para que haja harmonia nas arcadas, os dentes precisam permanecer em contato com os seus vizinhos (os dentes que estão ao lado dele) e seu antagonista (o dente da arcada oposta que “morde” com ele durante a mastigação). Quando um elemento dentário é perdido, a estabilidade de posição dos dentes vizinhos na arcada também é perdida, e é comum que eles comecem a se movimentar. Num exemplo, alguns dentes podem se inclinar, ocupando o espaço do dente ausente, e fazendo com que esse espaço se torne pequeno demais para a colocação de uma prótese ou implante. O tratamento ortodôntico se fará necessário para desinclinar e corrigir a posição de alguns dentes, e criar os espaços adequados para a reabilitação protética da forma mais funcional e estética possível.

2) Depois que colocamos próteses ou implantes, o tratamento ortodôntico pode se tornar inviável

É sempre bom lembrar que o aparelho ortodôntico movimenta apenas os dentes, e não pode mover os implantes dentários que o paciente porventura tenha, pois esses são fixos ao osso. Portanto, a colocação de implantes antes do tratamento ortodôntico pode inviabilizar a correção da posição dos dentes, pois o implante pode estar colocado num lugar que dificulte a movimentação dos dentes naturais. Se você apresenta dentes tortos e precisa fazer um implante dentário, lembre-se que, caso haja interesse de sua parte, você deve corrigir a posição dos dentes antes da instalação do implante. Daí a importância da Ortodontia Pré-Protética.

Espero que o texto tenha ficado claro quanto à importância deste segmento da Ortodontia para o tratamento dos pacientes que perderam elementos dentários. Se você está prestes a fazer um implante ou prótese dentária, converse com seu cirurgião-dentista a respeito da necessidade ou não de corrigir o posicionamento dos dentes antes da reabilitação protética. Procure um ortodontista de qualidade!

Anúncios

Autor: Dr. Victor

Formado em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dr. Victor é cirurgião-dentista e atua nas áreas de clínica geral e ortodontia.

2 thoughts on “Ortodontia Pré-Protética – A importância de usar aparelho antes de fazer próteses ou implantes

  1. Muito esclarecedor e é uma logística q nem sempre é lembrada!

  2. É verdade, Juliana! Os pacientes precisam estar informados e os dentistas atentos! Obrigado pelo comentário!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s