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14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

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14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes

Criado em 1991 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial do Diabetes chega, amanhã, em mais um ano de campanha, a fim de chamar a atenção da sociedade quanto aos malefícios e formas de prevenção dessa doença que cresce a níveis alarmantes no mundo inteiro. Atividades educativas acontecerão em todo o globo, para conscientizar os diferentes segmentos da população, já que ela pode acometer qualquer faixa etária e, após desenvolvida, não há cura, apenas tratamento de controle.

O diabetes nada mais é do que o aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo, porém, em quantidades muito grandes, pode trazer complicações para vários sistemas do corpo, como alterações nas taxas de gorduras, hipertensão, retinopatia diabética, cegueira, disfunção nos rins e nervos, etc. Portanto, ações de prevenção e informação sobre esse problema são de importância fundamental.

Para a prevenção, é essencial manter o peso adequado, dieta controlada na quantidade de açúcares e prática regular de exercícios físicos. Com relação à comida, alguns alimentos ajudam a controlar a glicemia, evitando que ela suba muito e aumente o risco de adquirir a doença tardiamente.

Alimentos que auxiliam no controle da glicemia:

– Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, arenque e cavala), soja, leite e derivados, azeite, amêndoas, aveia e batata yacón.

– Alimentos ricos em fibras, como os integrais (arroz, farinha, biscoitos, pães e cereais). Eles possuem carboidratos complexos que apresentam uma absorção intestinal mais lenta, diminuindo os picos de glicose no sangue após as refeições.

– Adoçantes artificiais podem ser usados em substituição ao açúcar comum, para adoçar sucos, café, chás e preparos de bolos e doces “diet”.

Porém, se você está nos lendo e já possui o quadro de diabetes instalado em sua saúde, saiba que alguns cuidados devem ser seguidos à risca para que você possa viver sem complicações mais sérias. Veja alguns deles:

O que fazer para controlar o diabetes:

– Faça sempre uma dieta equilibrada, evite alimentos ricos em açúcares simples como refrigerantes, biscoitos recheados, balas e doces.

– Não abandone JAMAIS a medicação sem orientação adequada. Colabore com seu médico, siga sempre suas instruções e procure-o quando necessário.

– Procure fazer caminhadas e exercícios leves. Isto o deixará mais disposto e o controle do diabetes será melhor.

– Seja cuidadoso com a higiene corporal diária, principalmente a higiene oral. Diabéticos têm problemas bucais com muito mais facilidade. Seus pés também merecem atenção. Cuide deles com carinho, assim como de seus olhos.

– O tratamento do diabetes não se resume apenas em controlar as taxas de glicemia, mas exige mudanças no estilo de vida como um todo. Faça um acompanhamento nutricional qualificado.

Em breve, traremos mais dicas para que a alimentação dos diabéticos seja tão prazerosa quanto a de uma pessoa sem esta condição. Acima de tudo, que o dia 14 de novembro conscientize a todos sobre mais este cuidado com a nossa saúde e bem estar.

Diabéticos, não deixem de fazer um plano alimentar individualizado com profissional de nutrição qualificado. Sua qualidade de vida depende da sua força de vontade!

Leia mais sobre este assunto em: DiaMundialdoDiabetes.org | Endocrino.org | Envolverde

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Autor: Dra. Maria Freitas

Formada em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dra. Maria do Carmo é nutricionista especializada em nutrição clínica pela UFF.

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