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Eu Sou Contra o Desperdício!

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Eu Sou Contra o Desperdício!

Estamos vivendo num mundo onde as desigualdades sociais e econômicas estão cada vez mais claras, mas que muitas vezes passa despercebida aos nossos olhos a presença daquela parcela que vive na linha de pobreza, e que sequer possui acesso “ao pão de cada dia”. A campanha que promovemos essa semana em nossa página do Face, #EuSouContraoDesperdício, teve como objetivo esclarecer e conscientizar a todos sobre a quantidade de alimentos que poderiam estar em nossos pratos, mas mesmo assim têm como fim o saco de lixo.

Grande parte daquilo que é produzido no campo é perdida durante a colheita, transporte, armazenamento e falta de aproveitamento no próprio domicílio. Não temos controle do que acontece com o alimento antes que ele chegue em nossas casas, mas, quando em nossas mãos, temos que utiliza-lo da forma mais consciente possível. Mudanças simples na aquisição dos produtos, como comprar somente a quantidade necessária para servir a família, já contribuem com a redução do desperdício de comida. Várias partes de legumes e frutas como casca, talo, sementes e folhas, que deixamos de aproveitar, podem compor pratos e bebidas saborosos e com um preço que acaba agradando o bolso, evitando um pouco mais o desperdício.

Dicas de como evitar o desperdício de alimentos na sua casa:

  1. Faça sempre uma lista antes de ir ao supermercado; leve para casa somente os alimentos que tem certeza que serão consumidos. Evite excessos! Veja data de validade e seu aspecto de qualidade.
  2. Verifique as instruções nas embalagens para armazenar adequadamente o alimento (ambiente limpo e temperatura correta); dessa forma conservará o alimento evitando que precise ir para o lixo.
  3. Aproveite a safra para levar pra casa frutas e verduras mais saudáveis, contendo menos agrotóxicos, mais nutrientes e menor preço.
  4. Prepare bem o alimento, aproveitando partes como cascas, sementes, folhas e talos, fornecendo preparações mais nutritivas. A quantidade deve ser aquela que será consumida pela família; faça uma média de porcionamento por pessoa, isso ajudará a evitar grande sobra.

Dicas de como aproveitar os alimentos por inteiro, sem desprezar nada!

TALOS: Apresentam grandes quantidades de fibras, vitaminas e minerais. Contribuem com a saúde intestinal, aumentam a imunidade e previnem infecções. Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos. Podem ser preparados refogados com tempero e ovos batidos, parte de sucos ou adição em molhos.

Purê de Mandioca com Talos:

Ingredientes:

– 1kg de mandioca

– 2 colheres (sopa) de margarina

– Sal a gosto

– Alho e cebola

– Folhas e talos picados de espinafre, beterraba e couve-flor.

Bata a mandioca cozida no liquidificador até formar um creme. Faça um purê, levando esse creme ao fogo com a margarina. Acrescente sal e reserve. À parte, prepare um refogado com alho, cebola picada, folhas e talos. Em um refratário, coloque metade do purê de mandioca e, por cima, o refogado de folhas. Por ultimo, acrescente a outra metade do purê. Leve ao forno preaquecido (180 ºC) por 10 minutos.

CASCAS: Definitivamente, o lugar delas não é na lixeira. Geralmente contém mais nutrientes que a própria polpa da fruta. Cascas de cenoura, abacaxi e laranja fornecem grandes quantidades de vitaminas A e C, e como destaque, os minerais potássio, cálcio e fósforo. A da banana, rica em potássio, auxilia no controle do apetite e na perda de peso. A camada externa da goiaba é cheia de polifenóis, que são caracterizados por combaterem o envelhecimento celular. Esses importantes nutrientes podem fazer parte de sucos, bolos, doces, geléias e farinhas.

Doce de Casca de Abacaxi

Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de casca de abacaxi

– 1 xícara (chá) de água

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1/2 colher (sopa) de margarina

– 6 unidades de cravos

– 2 colheres (sopa) de coco ralado

Lave o abacaxi com uma escova em água corrente. Descasque. Pique as cascas e leve ao fogo em uma panela com a água. Deixe ferver até amolecer. Bata no liquidificador a casca cozida com o caldo e peneire. Leve ao fogo a mistura que ficou na peneira e junte o açúcar, a margarina, o cravo e o coco ralado. Mexa até desprender do fundo da panela.

SEMENTES: As pequeninas sementes podem reunir grandes doses de nutrientes essenciais para nosso organismo. As sementes de abóbora são fontes de gorduras boas, ricas no aminoácido triptofano, que no organismo se converte em serotonina, ajudando a garantir uma noite de sono bem tranquila. Controla ansiedade e auxilia na perda de peso, porque aumentam a saciedade, além de serem benéficas ao coração. Também a de maracujá, concentra ômegas 3 e 6, caracterizados por contribuírem pela boa saúde do sistema cardiovascular e nervoso.

Pudim de Sementes de Abóbora

Ingredientes:

– 1 copo de 200 ml de sementes de abóbora torradas e moídas

– 2 copos de 200 ml de leite em pó

– 2 copos de 200 ml de açúcar

– 2 copos de 200 ml de água

– 1 colher (sopa) de amido de milho

– 3 ovos

Bata no liquidificador por cerca de 3 minutos os ingredientes. Em seguida, asse a mistura em uma fôrma de pudim em banho-maria.

FOLHAS: Quando houver a opção, leve junto dos legumes suas folhas como as da couve-flor, beterraba, cenoura e rabanete, pois podem fazer parte de receitas deliciosas como tortas, farofas, sopas e recheios. As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). O rabanete apresenta muito selênio, poderosíssimo antioxidante. As da couve-flor protegem a memória pela quantidade de potássio, e na beterraba o potássio ajuda a controlar a pressão arterial.

Folhas de Beterraba Recheadas

Ingredientes:

– 10 folhas de beterraba

– 3 dentes de alho

– 1 cebola triturada

– 2 colheres (sopa) de azeite

– 500g de carne moída

– 200 ml de água

– 200 ml de molho de tomate

– 2 fatias de queijo muçarela para cada folha

– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Em uma panela, refogue o alho e a cebola com azeite. Junte a carne moída e espere até dourar. Adicione sal, água e molho de tomate. Cozinhe por 5 minutos. Abra 10 folhas de beterraba, coloque 2 fatias de mussarela e um pouco de molho com carne. Enrole. Coloque mais molho por cima e cubra com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido (200ºC) por 20 minutos. Retire o papel, salpique com queijo parmesão ralado. Deixe ao forno por mais 5 minutos para gratinar e saboreie.

Gostou das dicas?!

E você? O que faz para não desperdiçar alimentos? Tem alguma sugestão para nos dar que não foi citada? Fale com a gente! Ajude nessa campanha.

Desperdiçar alimentos, EU SOU CONTRA!

(Leia mais sobre isso em: Banco de Alimentos | Revista Saúde – Editora Abril, agosto de 2013)

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Autor: Dra. Maria Freitas

Formada em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dra. Maria do Carmo é nutricionista especializada em nutrição clínica pela UFF.

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