Portal OdontoNutrição

Saúde bucal, bem-estar e vida saudável

Saiba por que é preciso tratar a Mordida Aberta Anterior do seu filho o mais rápido possível

Deixe um comentário

Mordida Aberta Anterior

O tratamento da Mordida Aberta Anterior é um dos mais desafiadores para o Ortodontista. Além de estar entre as maloclusões de maior comprometimento estético-funcional que existem, dificulta o prognóstico o fato desta condição exigir um acompanhamento de profissionais de áreas diferentes, e ainda o fato de sua estabilidade pós-tratamento não ser obtida com facilidade. Entretanto, todos esses aspectos negativos relacionados à mordida aberta podem ser abrandados com uma condição: Se o tratamento do caso tiver início o mais precocemente possível,

Este artigo esclarecerá, de forma objetiva, alguns aspectos deste problema e os motivos pelos quais você, pai ou mãe, não pode esperar muito tempo para levar o seu filho ao Ortodontista.

Pra começar: O que é a Mordida Aberta Anterior (MAA)?

Trata-se da condição em que os dentes superiores e inferiores da frente (incisivos e caninos) não se tocam, mesmo quando o paciente está mordendo. É o caso da foto que ilustra essa postagem. A MAA acomete cerca de 20% das crianças brasileiras, mas também pode ser perpetuada para a vida adulta quando não há o devido tratamento.

E o que a MAA pode causar de ruim para o seu portador?

Por impedir o contato entre os dentes, a mordida aberta interfere na capacidade de corte, apreensão, mastigação e deglutição dos alimentos. Além disso, a articulação de alguns fonemas fica comprometida, expondo a criança a situações desagradáveis, e isso é ruim principalmente na fase em que ela está sendo alfabetizada. Por fim, não é preciso nem dizer que a estética facial deste paciente estará profundamente prejudicada, já que a linha do sorriso ficará invertida, impossibilitando a correta harmonia entre as arcadas.

Mas o que causa o aparecimento da MAA?

A etiologia da mordida aberta anterior é multifatorial, ou seja, diversos motivos podem colaborar juntos para o estabelecimento dessa condição. Dentre os principais, estão os hábitos de chupar dedo ou chupeta; a interposição de ambos entre os dentes por um longo período de tempo atrapalha a erupção completa dos mesmos. Sugar o dedo também faz com que os dentes de cima sejam jogados para frente, e os de baixo jogados para trás, impedindo o toque ideal entre as arcadas. Outros fatores incluem obstruções respiratórias, problemas na deglutição, ou padrões hereditários mesmo. Quando as causas são genéticas, os hábitos de sucção agravam ainda mais o quadro.

A partir de que idade podemos tratar a MAA do meu filho?

Após os 5 anos de idade, a criança já está pronta emocionalmente para abandonar os hábitos de sucção digital ou de chupeta. Sendo assim, essa é a idade ideal para o Ortodontista começar a tratar o pequeno paciente, utilizando dispositivos que auxiliarão no abandono do hábito e na reeducação postural da língua. O tratamento precoce, em muitos casos, possibilita a correção espontânea da mordida aberta anterior.

Não tratei a minha MAA (ou de meu filho) precocemente. E agora?!

É perfeitamente possível tratar a MAA depois da fase adulta, porém, é bem mais difícil. Há de se ter em mente que, quando a mordida aberta não é tratada em tenra idade, as alterações que ela promove nos ossos de suporte podem se tornar estruturais com o passar do crescimento. Alguns casos só alcançam resultado satisfatório através de intervenções cirúrgicas nos ossos maxilares. Naqueles em que a cirurgia não é indicada, a estabilidade do caso passa a ser muito dificultada, ou seja, há chances muito grandes da mordida tornar a ficar aberta mesmo depois de concluído o tratamento corretivo, já que a posição de língua e músculos é de difícil reeducação em fase avançada.

Fica aqui, então, a dica mais importante de toda essa matéria: Percebeu que seu filho tem mordida aberta anterior? Corra para o Ortodontista! Quanto antes essa maloclusão for solucionada, menos alterações musculares, menos dificuldades mastigatórias e mais estabilidade pós-tratamento serão proporcionadas. Além disso, o seu filho terá um desenvolvimento sadio da auto-estima, por estar com o sorriso harmônico e alinhado.

Procure um profissional de Ortodontia qualificado. Valorize o seu bem estar!

Quer ler mais sobre este assunto? Veja os artigos abaixo:

Pra quê serve a grade lingual? | blog Medo de Dentista

O estrago que um dedo faz | Blog do Tio Dentista

Anúncios

Autor: Dr. Victor

Formado em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dr. Victor é cirurgião-dentista e atua nas áreas de clínica geral e ortodontia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s