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Dicas de Alimentação Durante a Gravidez

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Dicas de Alimentação Durante a Gravidez

A gravidez é um momento de mudanças importantes na vida da mulher. Alterações no corpo, hormonais, psicológicas e na alimentação determinam essa fase, que deve ser vivenciada com toda a alegria de se estar gerando um novo ser. No entanto, esse período também pode trazer muitas dúvidas e incertezas, principalmente nas mamães de primeira viagem. Na tentativa de ajudar futuras mamães a passarem pela gestação de forma mais saudável, elaboramos este artigo com algumas orientações sobre a alimentação durante a gravidez. Afinal, a SUA alimentação é o primeiro passo para garantir uma vida saudável aos seus filhos.

Não fique sem comer por causa dos enjôos!

O enjôo é um evento recorrente no início ou final da gestação de muitas mamães, e ele pode fazer com que elas diminuam a ingesta de alimentos, ou até mesmo fiquem sem comer. Porém, para o desenvolvimento adequado do bebê, os nutrientes essenciais precisam ser disponibilizados com uma alimentação rica e equilibrada, principalmente por alimentos oferecidos pela natureza. Como os enjôos acontecem mais comumente pela parte da manhã, uma boa dica é preferir alimentos mais secos como as torradas e pães integrais durante o desjejum.

Evite a azia noturna equilibrando a alimentação

Não coma muito, principalmente à noite. É sempre melhor comer menos quantidades e mais vezes ao dia. Além de diminuir desconfortos como azia e os enjôos, evitar períodos longos de jejum também favorece a oferta constante de nutrientes para o bebê. É comum, durante o último trimestre de gestação, o incômodo da azia noturna, devido a efeitos fisiológicos da própria gravidez. Para aliviar esse mal estar, não use roupas apertadas e evite deitar após alimentar-se (aguarde pelo menos 1 hora após a ultima refeição). Alimentos que acentuam o sintoma da azia são chocolate, café, mate e chá preto, suco de laranja, tomate, refrigerantes à base de cola, hortelã e menta. Evite-os!

Comer bem para desenvolver bem

Nos lanches e café da manhã, procure sempre consumir leite, iogurtes, queijos brancos (queijo minas frescal, queijo cottage e ricota), pois o cálcio presente nestes alimentos é importante para a formação dos ossos e dentinhos do seu bebê. Consuma gorduras boas presentes nas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), abacate, azeite extra-virgem, linhaça e salmão. São essenciais para o desenvolvimento cerebral do neném e também para manter a boa saúde cerebral da mãe. Alimentos fontes de ácido fólico como verduras frescas verdes, feijões e leguminosas em geral, carnes magras, cereais integrais e grãos secos são importantes para a formação do tubo neural do bebê. Já alimentos ricos em ferro como carne bovina magra (patinho, maminha, lagarto, músculo, filé mignon, coxão duro e coxão mole) devem ser incluídos no cardápio diário.

Prefira alimentos naturais

Os temperos industrializados e o próprio sal de cozinha estão relacionados ao aumento da pressão arterial, por isso, devem se evitados ou consumidos com cautela. Sabemos que nesse período deve haver um controle de pressão arterial para que não haja riscos para a saúde da mãe e da criança. Evite os adoçantes artificiais à base de aspartame, ciclamato e sacarina, por haver risco de causarem má formação fetal. Dê sempre preferência aos adoçantes naturais à base de stevia, sucralose ou açúcar orgânico e mel.

Cuidado com a comida oriental!

Futura mamãe, se você gosta muito de comida japonesa, preparações com peixe cru durante o período de gestação devem ser evitadas, principalmente se contiverem peixes como cação, peixe-espada e atum grande. Esses pescados podem conter resíduos de mercúrio que prejudicam o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso do seu bebê. Todo cuidado para a ótima formação do seu filho deve ser tomado!

Além de todas essas dicas, o acompanhamento nutricional personalizado durante sua gestação irá garantir que seu filho tenha o melhor desenvolvimento possível. Procure profissional de Nutrição qualificado e faça o seu plano alimentar, adequando suas preferências e seus horários. Cuide bem de quem você AMA! Cuide do seu bebê através da sua alimentação!

Leia Mais sobre o assunto em: Patrícia Davidson | BenveNutri

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Autor: Dra. Maria Freitas

Formada em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dra. Maria do Carmo é nutricionista especializada em nutrição clínica pela UFF.

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