Portal OdontoNutrição

Saúde bucal, bem-estar e vida saudável

Ser obeso também faz mal para os dentes

1 Comentário

Ser obeso faz mal para os dentes

Os obesos já tinham motivos de sobra para se preocuparem com seu estado de saúde. Doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, osteoartrite e apnéia do sono são apenas alguns exemplos dos males que podem ser gerados a partir do excesso de peso. Infelizmente, agora já podemos acrescentar mais um problema para essa lista: a piora significativa do estado de saúde bucal.

Estudos recentes divulgados pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, comprovaram que os obesos têm maior risco de perder os dentes precocemente, mesmo quando fazem a escovação em frequência igual a de  pessoas com peso normal. Além da incidência aumentada de cáries, os gordinhos ainda apresentam maiores chances de desenvolver gengivite e doença periodontal.

Juntamente com o Dr. Victor, listamos a seguir 3 motivos pelos quais a obesidade pode levar a um quadro de saúde oral precária. Vamos conferir:

Quem tem obesidade, tende a comer mais açúcar

O primeiro motivo é bastante compreensível. A ingesta de carboidratos costuma ser bem maior em pacientes portadores de excesso de peso. E é sabido de todos que a principal causa do surgimento das cáries é a fermentação do açúcar que fica depositado sobre os dentes após as refeições. Além disso, quem sofre de obesidade tende a beliscar guloseimas constantemente entre as refeições. Esse é outro fator que aumenta o risco de cavitações nos dentes, e faz com que a saúde bucal fique prejudicada.

A gordura pode aumentar a inflamação na boca

Eis o fator crucial na piora da saúde oral dos obesos. A gordura do corpo fica armazenada em células denominadas adipócitos. Nas pessoas com excesso de peso, os adipócitos são encontrados em grande quantidade e repletos de gordura. O problema é que, quanto mais cheias de gordura, mais substâncias inflamatórias essas células produzem e liberam pelo corpo. Por sua vez, as doenças periodontais e a gengivite são inflamações dos tecidos de suporte dos dentes. Sendo assim, quanto mais gordura no corpo, maiores são os quadros de inflamação, e portanto, maior o risco de desenvolver periodontites – doenças estas que podem facilmente levar à perda dos dentes, caso não haja uma higiene oral adequada.

A obesidade facilita o diabetes, o qual facilita problemas bucais

Obesos, por sua condição fisiológica, têm chance maior de desenvolver o diabetes tipo 2. Por sua vez, o diabetes afeta o sistema de defesa do corpo e a circulação sanguínea, facilitando a instalação das doenças periodontais. Caso o portador não tenha o cuidado correto da sua higiene bucal, os restos alimentares somados ao diabetes farão com que a gengivite e a periodontite se instalem com muita facilidade. Assim, o suporte dos dentes estará afetado, e o risco de perder elementos dentários e ter infecções bucais mais graves será maior nos gordinhos do que nas pessoas de peso normal.

Concluindo, desejamos que este artigo seja mais um incentivo para que os portadores de obesidade cuidem de sua saúde. Um acompanhamento nutricional adequado, juntamente com mudanças nos hábitos alimentares, fará com que a qualidade de vida dos obesos seja significativamente melhorada. Da mesma forma, as pessoas que têm excesso de peso precisam estar em dia com suas visitas ao dentista, já que a gordura do corpo pode resultar em problemas bucais com mais facilidade. Fique tranquilo com seu corpo e seu bem estar. Procure ajuda profissional qualificada!

(Este artigo foi inspirado na reportagem “Da barriga para a boca” da Revista Saúde nº365 – Junho de 2013 – Editora Abril) 

Escrito em parceria pelos dois profissionais: Dr. Victor Schuina (cirurgião-dentista) e Dra. Maria Freitas (nutricionista clínica).

Anúncios

Autor: Dra. Maria Freitas

Formada em 2010 pela Universidade Federal Fluminense, Dra. Maria do Carmo é nutricionista especializada em nutrição clínica pela UFF.

One thought on “Ser obeso também faz mal para os dentes

  1. Pingback: Escovar os dentes emagrece?! | Portal OdontoNutrição

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s